Um portfólio bem elaborado
pode ser o diferencial para promover qualquer carreira. Ele funciona como uma
espécie de vitrine virtual na qual são expostos os trabalhos, as habilidades,
qualificações, formação e experiência profissional.
Em algumas carreiras o item
é tão importante quanto o currículo e a versão online traz ainda mais
possibilidades. Alguns profissionais, como fotógrafos, designers, jornalistas,
radialistas, publicitários, escritores, criadores de conteúdo e outros, não
vivem sem um bom portfólio atualizado. Por isso, preparamos algumas dicas
imperdíveis para você não ficar de fora dessa, confira a seguir:
Escolha bem a plataforma
O seu portfólio deve ter uma
boa apresentação e layout. Você pode optar por criar um site especificamente
para ele, com um endereço personalizado, ou decidir hospedá-lo em alguma
plataforma pronta. Mas, independentemente da escolha, é importante que ele seja
funcional e simplificado. Atualmente existem diversos sites gratuitos que você
pode usar para fazer seu portfólio. Alguns são mais complexos, porém deixam o
resultado mais fino. Outros possuem versões mais básicas e fáceis de mexer.
Pense bem na hora de escolher e tenha em mente que sua ferramenta de
apresentação deve ser simples, atraente e de fácil entendimento.
Capriche no conteúdo
Muitas vezes, seu portfólio
poderá dizer mais sobre você do que seu currículo, por isso, é preciso ser
seletivo sobre o que será incluído na ferramenta profissional. Escolha seus
melhores trabalhos para ficarem em destaque e tente facilitar ao máximo a
experiência de quem irá explorar sua apresentação. Sabemos que as pessoas têm
períodos de atenção limitados, por isso, priorize sempre o que é mais
relevante. E, se você ainda é um estudante com pouca, ou nenhuma, experiência
prévia na área, não se preocupe. Você não precisa colocar, necessariamente, os
trabalhos profissionais. O portfólio também é um ótimo lugar para expor os
trabalhos acadêmicos e voluntários. Todo conteúdo que puder demonstrar seu
talento e sua experiência no campo de atuação é bem-vindo na ferramenta, mas não
se esqueça de dar os créditos no caso de trabalhos em grupo ou com
coparticipação. Além disso, ainda é possível produzir conteúdo diretamente para
o nicho em que deseja atuar, afinal, todo o material autoral, mesmo que seja de
uma empresa fantasia, é valioso para representar suas habilidades.
Organização faz toda a diferença
Atualização é fundamental,
tanto para a validade da ferramenta, quanto para a ordem de organização na
exposição dos trabalhos. Por isso, o mais indicado é destacar os conteúdos mais
novos primeiro e depois os mais antigos. Além disso, outra solução inteligente
para direcionar os recrutadores para os trabalhos mais relevantes, de acordo
com o objetivo da vaga, é separar todo o material em categorias. Dessa forma,
nenhum trabalho aleatório irá desviar a atenção do foco principal, além de
ficar muito mais fácil e menos cansativa a navegação. E, para ficar ainda
melhor, as categorias ainda podem demonstrar sua gama de conhecimento e tornar
ainda mais interessante sua apresentação.
Mostre sua identidade
Um bom portfólio pode ficar
ainda melhor quando consegue demonstrar habilidades e características pessoais
relevantes para o mundo profissional, por isso, acrescentar uma página “sobre”,
que relate sua trajetória acadêmica e profissional, bem como suas experiências
e competências pode ser um diferencial para que o recrutador consiga associa-lo
ao perfil da vaga ideal. Por isso relate, de forma breve, a sua história e
destaque as características que mais definem o seu trabalho. Ah, e não se
esqueça de acrescentar as informações de contato.