O sucesso profissional é um conceito subjetivo.
Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, carro da empresa, viagens
internacionais, “virar chefe”, ter o próprio negócio ou alcançar um cargo no
alto escalão da empresa podem ser a medida do sucesso para algumas pessoas.
Para outras, a ideia de sucesso profissional está ligada a ter mais tempo para
a família, ter desafios intelectuais, ou até trabalhar menos. Independentemente
do que você considera sucesso profissional, existem atitudes que podem ajudá-lo
a trilhar o caminho para atingir e manter seus objetivos de carreira. Confira
dez ótimas dicas para obter o sucesso profissional e comece a colocá-las em
prática agora mesmo!
1. Autoconhecimento
Saiba quais são seus pontos fortes e que aspectos você
precisa melhorar, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Assim, você
pode tirar partido de suas qualidades e ter uma visão clara do que precisa
desenvolver ao longo da carreira
2. Objetivos
Profissionais
Saber aonde você quer chegar é fundamental para alcançar
o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe
para alcançá-las. Revise seus objetivos e metas periodicamente, corrija o rumo
se for preciso.
3. Desenvolvimento
Contínuo
Um profissional de sucesso está em constante
desenvolvimento. Não pare de estudar, faça cursos relacionados aos seus
objetivos profissionais e aproveite as oportunidades de treinamento oferecidas
pela empresa. Seu desenvolvimento deve ser uma combinação de competências
técnicas (na sua área de interesse) e comportamentais (negociação, liderança,
gestão do tempo, resolução de conflitos etc.). Algumas empresas têm programas
de “mentoração” (mentoring) ou coaching. Geralmente são executivos e outros
profissionais mais experientes da empresa que dedicam uma parte do seu tempo a
desenvolver pessoas dentro da empresa. Informe-se sobre essa possibilidade.
4. Comprometimento
Comprometimento significa dedicação e responsabilidade.
Mantenha o foco na satisfação do cliente, na qualidade do seu serviço, no
cumprimento das regras da empresa, na organização do seu espaço de trabalho e
no respeito aos prazos estabelecidos. Comprometer-se não significa virar noites
trabalhando, estar sobrecarregado e falar que “veste a camisa”. É muito mais
profundo do que isso: empenhar o máximo de sua inteligência e capacidade para
que a empresa cresça. Um funcionário comprometido é reconhecido por suas
atitudes, é pontual e está disposto a ir além para ajudar a empresa a alcançar
seus objetivos.
5. Colaboração
O profissional que “esconde o jogo”, sonega informações
e quer brilhar sozinho está em baixa no mercado. Por outro lado, pessoas que
compartilham ideias e conhecimentos, contribuem para aprimorar processos e
sabem trabalhar em equipe são cada vez mais valorizados. A generosidade, o
trabalho em time e o respeito à diversidade (de ideias, crenças etc.) estão
ligados ao sucesso profissional.
6. Resiliência
A resiliência é a capacidade de superar obstáculos,
resistir à pressão ou lidar com momentos de estresse sem se desequilibrar
emocionalmente ou desanimar. Nas empresas, profissionais resilientes, que
conseguem atravessar adversidades de forma madura e tranquila, são cada vez
mais valorizados.
7. Confiança
A confiança em si mesmo não significa arrogância. Trata-se
de ter clareza sobre suas capacidades, estar comprometido com seus objetivos,
ter convicção de seus valores e segurança ao expor ideias e realizar uma
atividade. A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e
assumir riscos calculados, características importantes e valorizadas pelo
mercado. Um profissional confiante também inspira os demais e pode se tornar um
líder.
8. Persistência
Uma trajetória de sucesso quase sempre inclui momentos
de fracasso. Basta olhar para a história de grandes líderes da humanidade,
inventores e artistas para perceber que muitos deles foram desacreditados,
receberam críticas severas, ou erraram repetidas vezes até acertarem. Um
profissional de sucesso sabe aprender com seus erros e não desistir facilmente dos
seus objetivos. Ser persistente é não “jogar a toalha” diante da primeira
adversidade. Persistência também não é sinônimo de teimosia. É importante saber
a hora de parar ou corrigir a rota para atingir o resultado esperado.
9. Networking
Ter uma rede de contatos e alimentar esses
relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências, apoio e,
porque não, indicações. É importante frequentar eventos de sua área de
interesse e almoçar com seus colegas, mas também não esqueça de cultivar relacionamentos
em outras esferas. Praticar esportes coletivos, viajar, conhecer novas pessoas,
fazer trabalho voluntário, ter um hobby e
participar ativamente da vida em sua comunidade também ajudam a formar sua
rede. Não procure seus conhecidos somente na hora em que tiver um problema,
crie o hábito de manter contato regularmente e esteja disposto a ajudar também.
Aproveite para exercitar a escuta, falando menos e ouvindo mais. Profissionais
de sucesso são bons observadores.
10. Ética
Postura ética e sucesso andam de mãos dadas. Um
profissional ético respeita os limites de sua função, zela pelo patrimônio da
organização, segue regras de conduta e contribui para o bom rendimento da
equipe e da empresa, mantendo assim relações de qualidade com seus colegas e a
confiança dos líderes.
Referência:
www.guiadacarreira.com.br